Comum entre os motoristas, alinhamento e balanceamento são dois dos principais procedimentos na manutenção de um veículo leve ou pesado. Compreender a importância ajuda na conservação, segurança, e prolonga significativamente a vida deles.
Muitas pessoas, além de não entenderem a importância de realizar alinhamento e balanceamento, não sabem a diferença entre eles. Por isso, vamos explicar um pouco sobre cada um e destacar porque você deve dar a máxima atenção a ambos:
ALINHAMENTO
Notou desgaste acentuado nos pneus ou seu carro está “puxando” para a esquerda ou para a direita? Você está sentindo dificuldades para manter o veículo em linha reta? Então é hora de fazer o alinhamento. Outro bom motivo é se o carro tiver sofrido algum impacto. Isso pode desalinhá-lo, tornando necessária uma checagem profissional.
O processo de alinhamento busca o que alguns especialistas chamam “equilíbrio em movimento”.
São verificadas as principais forças e ângulos das rodas do carro e realizados os ajustes necessários.
Os ângulos analisados mais importantes são:
Camber: Verifica-se o ângulo de inclinação vertical da roda, em relação ao plano de apoio.
Caster: É medido o ângulo de inclinação longitudinal pino-mestre ou do eixo de direção (linha imaginária que passa pelos pivôs superiores e inferiores da suspensão) em relação à vertical.
Convergência: É a abertura ou fechamento das rodas em relação ao eixo de rodagem.
BALANCEAMENTO
O balanceamento pode ser feito a qualquer momento (quando o carro sofre impacto) ou, normalmente, na substituição dos pneus.
No balanceamento, é verificado, por meio de uma máquina, a distribuição de peso (equilíbrio) no conjunto roda/pneu em movimento ( girando ).
Com isso, busca-se encontrar o equilíbrio necessário para que o veículo “rode macio” e sem trepidações.
O condutor precisa estar atento a vibrações na direção quando em marcha/movimento.
São dois os tipos de desbalanceamento, que precisam ser notados pelo condutor:
Estático: Vibração da roda no sentido vertical, com “batidas” semelhantes ao movimento de um martelo.
Dinâmico: Vibração da roda no sentido horizontal/lateral, com “batidas” semelhantes ao movimento de um peixe.
Quando fazer?
Especialistas recomendam que o alinhamento e o balanceamento sejam feitos a cada cinco mil, no máximo a cada dez mil quilômetros.
Realizar a manutenção preventiva é a melhor maneira de ter mais segurança, economia e estender a vida útil do seu veículo.
Mesmo assim, se houver algum tipo de desconforto e/ou instabilidade na direção, como o volante “puxar” para um lado, desgaste excessivo dos pneus ou trepidações incomuns, não hesite em nos procurar!
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