Você já passou pela situação de estar na estrada e ouvir ruídos e sentir trepidações no freio? Ou mesmo na rotina da cidade sentir o freio de mão alto, irregularidades no pedal, volante instável?
Esses são os principais sinais de irregularidade no sistema e freio e, ao observar qualquer um desses sinais é importante fazer a revisão para evitar maiores problemas… Mas você sabe por quê?
O sistema de freios é um sistema todo integrado. Isso quer dizer que se um mecanismo falhar todos falham, colocando em risco quem está dentro e fora do carro.
Por isso, quando falamos de revisão do sistema de freios trata-se de uma revisão completa, um diagnóstico detalhado de todos os componentes do sistema para descobrir a causa raiz, prevenindo maiores estragos.
O que é feito numa revisão do sistema de freios?
VERIFICAÇÃO DO FLUÍDO DE FREIO
O fluído de freio é um dos componentes mais importantes do sistema, pois é responsável por movimentar os outros componentes e garantir a boa frenagem.
Se estiver em más condições, além de comprometer a eficiência da frenagem, pode danificar os componentes prematuramente, diminuindo a sua vida útil.
O recomendado é realizar a troca do fluido a cada 10.000km ou 1 ano. Mas sempre que estiver em dúvida, procure um centro automotivo especializado para fazer o teste e avaliar se ele está em condições de uso ou contaminado.
VERIFICAÇÃO DO EIXO DIANTEIRO:
Para a avaliação das condições de todos os componentes do eixo dianteiro é preciso ter ferramentas que possam emitir um diagnóstico preciso das condições de cada item.
Os principais pontos avaliados são a espessura da pastilha e a espessura do disco de freio, com o objetivo de assegurar que esteja dentro das especificações.
Importante: sempre que trocar a pastilha de freio, é importante trocar o disco ou realizar o serviço de retífica, para garantir que os componentes trabalhem bem juntos.
Outro ponto importante que deve ser observado na revisão é se há empenamento do disco de freio, que pode ocorrer quando ele é submetido a uma alta temperatura e um resfriamento rápido. Nesse caso, também precisa ser substituído.
VERIFICAÇÃO DO EIXO TRASEIRO:
Na revisão do eixo traseiro são verificados o cilindro de roda, molas de ancoragem, lonas e sapatas de freio e qualquer outro tipo de vazamento ou anomalia.
Além das observações iguais as do eixo dianteiro, também é fundamental tirar as medidas do tambor de freio e observar se estão dentro da especificação do fabricante.
Alguns serviços adicionais podem aumentar a eficiência do freio traseiro, como a higienização completa do sistema, conhecida em alguns centros automotivos como manutenção do cubo de rodas. Esse serviço geralmente inclui lavagem para retirar fuligem, lubrificação dos pontos de assentamento das sapatas e a regulagem do freio por completo – incluindo o pedal de freio e freio de mão.
E aí? Gostou desse conteúdo? Cuide bem do sistema de freios do seu carro e, se precisar, passe em nossa loja e faça a revisão completa com a confiança e qualidade que você merece!
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